QUEM SOMOS

UMA ACADEMIA DIFERENTE

“A prática esportiva deve promover a aproximação das pessoas”, este trecho da Carta Internacional de Educação Física e do Esporte, adotada pela Unesco, em 1978, mesmo ano da fundação da Sumaré Esportes, norteia também essa academia desde o início de suas atividades. Se pudéssemos definir numa única frase a Sumaré Esportes, diríamos que é uma Academia fora de série. E por quê? Porque ela privilegia o que há de melhor no esporte – o relacionamento.

Diferente de outros espaços, que cada vez mais utilizam um componente particular das atividades esportivas – a competição –, e esquecem de que, acima desses excessos, o esporte é – e continuará a ser para a maioria das pessoas – uma fonte insubstituível de auto aperfeiçoamento, e uma magnífica escola de convivência social.

Talvez seja por isso que o escritor francês Bernard Jeu, em seus livros sobre o esporte, pesquisa os impulsos ocultos da paixão pelo esporte e sobre a felicidade que ele
proporciona. Não por menos ‘Amigos’ são o primeiro vetor da alegria. Imagine agora isso somado a qualidade de vida que a atividade esportiva traz, acrescida de um espaço com natureza. A área verde da Sumaré Esportes com árvores frutíferas, praça, lago ornamental, sugere uma “Inhotim das Academias”. Essa similaridade pode ser outra energia que traz bem-estar aos frequentadores? Sim, pois arte, natureza e relacionamento transformam as pessoas.

Outro ponto forte da Sumaré Esportes é que ali não há uma espécie de apartheid entre as gerações mais ou menos ativas. Uma academia para todas as idades é o mote dos professores. Eles dão oportunidade aos alunos de manifestarem suas preferências esportivas, e de exercitarem seus talentos. Nesse espaço se pratica a vida em marcha, ou “você tem uma vida, viva ela bem”.

Ah! Quer mais um elo para alegria e divertimento? A Sumaré Esportes proporciona a oportunidade de toda família, ao mesmo tempo, praticar seus esportes preferidos.
Enquanto pais se colocam em ação na quadra de tênis, squash ou musculação, filhos ou netos se divertem no aquário, como é conhecida internacionalmente a piscina infantil, ou na Escolinha de Futebol ou Tênis, da Sumaré Esportes. Mas a experiência na Sumaré Esportes vai além do fitness e da convivência. Ela passa a ser abrigo contra à agitação das ruas, do estresse diário provocado pelo consumismo desenfreado, e de uma vida impessoal. Nesse espaço agregador, a Sumaré dá alguns
luxos que te farão esquecer a ansiedade diária provocada pelo barulho, não há TV nas salas de exercícios, e pela poluição visual, não há postos de vendas de nenhum produto nem placas de propagandas.

Concluímos a apresentação da Sumaré Esportes com as palavras de Pierre de Coubertin, pai dos Jogos Olímpicos da nova era que há mais de um século entendia, “que o esporte continuará a ser a ‘escola de nobreza’, um indispensável motor de fraternidade e se perpetuará para a maioria das pessoas como a principal vocação das práticas
esportivas”.